Sombra e água fresca
Seu animal precisa descansar num lugar ventilado e protegido do sol e da chuva. As altas temperaturas estragam a ração e esquentam a água. Mantenha sempre as vasilhas de comida e água na sombra e troque-as três vezes ao dia.
Proteção solar
Cães com pêlos brancos também precisam de protetor solar. Proteja-o dos raios de sol usando bloqueadores comuns com, no mínimo, fator 30 de proteção. Capriche em áreas como orelhas, patas e focinhos.
Hora do passeio
Passear com o peludo é necessário e pode ser muito divertido. Mas garanta o bem-estar do seu animal levando-o para caminhar quando o sol estiver mais ameno, como no começo do dia ou no final da tarde. Faça passeios à noite também.
Chão em brasa
O chão costuma esquentar muito durante o verão. Preste atenção nas patas de seu cachorro, pois o asfalto ou piso muito quente pode queimá-las.
Menos xampu
Não dê banhos diários no seu animal para não tirar a oleosidade da sua pele e acarretar problemas dermatológicos. Os cães de pêlos longos devem ser lavados uma vez por semana, enquanto os de pêlos curtos podem entrar na ducha quinzenalmente. Dê uma esguichada de água não muito gelada sempre que perceber que seu cachorro está com calor Outra dica útil é tosá-lo durante o verão.
Salva-vidas
Se você tiver uma piscina em casa, cuide para que o seu animal não dê um mergulho sem a sua supervisão. Os cães têm dificuldade para sair da água e podem morrer afogados por cansaço.
Carro não é canil
Nunca deixe seu amigo preso dentro do carro, mesmo que seja por poucos minutos e com as janelas abertas.
Observe os sintomas
Procure um veterinário se o seu cachorro estiver com a respiração muito ofegante, perda de apetite, vômito ou cansaço exagerado. O bicho pode estar sofrendo da ''síndrome de exaustão'', que é grande responsável pelas mortes caninas no verão.
Fonte:
MdeMulher