http://www.meumundocraft.com/search/label/Bordado
Este é o risco, clique na imagem para copiá-la maior
Material:- fitas de 2m, 3mm, 5mm em diversas cores
- tecido etamine ou linho
- agulhas de bordado e costura.
- Linha fina de costura na cor das fitas.
- Bastidor
Preparação da fita:
Dê um nó pra prender a fita no tecido.
Risque o contorno onde ficará o risco e prenda no bastidor
Primeira parte do trabalho
Primeiro vamos aprender a rosinha, é bom localizá-la no esquema:
O Circulo tem cerca de 2,5cm de diâmetro e é dividido em 5 partes.
A agulha é passada alternadamente entre os raios, mas não devemos puxar a fita de forma a esticar. Deve ficar solta paradar relevo ao bordado.
Este é o avesso do trabalho, por onde deve passar a fita após a última volta para finalizar o trabalho.
Rosinha pronta
Neste trabalho, foram feitas rosas em 3 cores diferentes.
Segunda parte do trabalho:
Faremos o setor marcado com rosa:
Pegue 12.5cm de fita de 3mm, e marque cinco 5x. Passe a agulha conforme mostra o grafico usando linha fina de costura.
Puxe o fio finalizando a flor e localize-a no trabalho
A flor é presa com nó frances, usando fita branca de 2mm, ou com pérolas.
A meia-flor é feita com do mesmo modo porém a fita é dividida em 3 partes
Agora faremos o botão da flor, com apenas uma parte da fita, e do mesmo modo
A flor é presa ao trabalho com fita branca de 2mm, que é torcida e depois presa na outra extremidade com nó francês
Terceira parte do trabalho
Faremos a parte em amarelo:
É melhor marcar o centro do risco, faremos flores semelhantes á margaridas, eu acho mais parecidas com mini-crisântemos.
Na ponta da fita é feito o nó para que se prenda ao tecido, como antes.
A fita é passada á partir do centro do circulo e presa na extremidade exterior, tomando-se cuidado para que fique plana e não torcida, também não deve estar esticada.
Esta flor terá duas tonalidade, pois é mais fácil para dar destaques ás pétalas, se você tiver mais habilidade poderá usar 3 tons, e tamanhos diferentes de pétalas.
Aqui é inseria a 2ª cor, as pétalas são feita do mesmo modo anterior.
O miolo é feito com nó francês (diversos), ou contas
Este é um trabalho russo, e no exterior o uso de botões traz a idéia de eternidade no trabalho, como que se uma nova flor nascesse sempre do trabalho, por isso existe a presença constante de botões. O botão desta flor é bastante simples, basta seguir a imagem.
Ultima parte, os galhos.
Os galhos são feitos com linha de bordado verde, e posto haste.
Diagrama do ponto haste:
Clique na imagem acima para ver melhor e entender o ponto haste
Nestes galhos pendentes faremos os botões nas cores das flores que bordamos, assim o trabalho terá harmonia. Usaremos a fita de 2mm.
A fita é passada á partir da base do botão, e mantida do avesso
Depois a ponta da agulha volta e é enfiada, onde seria a extremidade do botão.
A fita é puxada delicadamente a fim de dar forma ao botão, porém sem ficar esticada. Fazemos todos os botões de todas as cores.
Céfalas dos botões e folhas
Céfalas :
São feitas com o mesmo ponto dos botões, usando um verde mais escuro, da mesma tonalidade do fio usado para fazer os galhos. Fita de 5mm.
Folhas:
Faremos dois tipos de folhas, uma delas é feita com o mesmo ponto que usamos no botão e céfalas.
Podemos alterar a forma das folhas deixando a fita mais ou menos esticada e também alterando a inserção da agulha do centro, para a direita ou esquerda. Desta forma com um único ponto teremos muitas folhas diferentes.
Folhas maiores e mais claras
São feitas com fita 5mm, em verdade mais claro que o anterior, e preenchem o restante do trabalho como folhas mais maduras. Para estas é usado o ponto margarida, que conhecemos, porém, não foi com muita felicidade que descobri que no extrerior este ponto é chamado de "ponto margarida-preguiçoso" . Isto nos mostra o tamanho a diferença do trabalho, e a minha dificuldade por encontrar tutoriais realmente de valor. Mas vamos ao ponto:
Diagrama do ponto margaridaViram ? É o nosso ponto margarida, sem tirar e nem por.
Trabalho finalizado
Decorado com pérolas
Lindo demais, não é mesmo?
Agora vamos á alguns conceitos:
- Este trabalho deve ser feito sem esticar a fita, deixando-a o mais solta possivel, a não ser para dar algum efeito que se queira realmente. Isto garante relevo e volume, deixando o trabalho com ar natural.
- A Presença de botões em trabalhos que seguem a linha internacional são impressindíveis
- Sei que vc deve estar curiosa para saber qual é a outra margarida, já que a nossa é preguiçosa, risss. Eu já encontrei e tentarei colocar no próximo post, sou louca por margaridas !
- Nestes trabalhos as flores não podem brilhar demais, e como não encontramos isto no mercado, depois do trabalho pronto, por cima das flores mais claras, passa-se um fina e translucida camada de tinta acrílica dissolvida em água, deixando-a o mais aguada possível. A camada de tinta é repetida até obter o resultado adequado.
Refrente á este ultimo passo tenho por experiência com os bebes reborn que para se formar camadas translúcidas é preciso que a tinta esteja bem aguada, caso contrário ficará um efeito de talco, manchas.
- No tutorial estava escrito que seria melhor fazer sem riscar o trabalho, até entendo, mas para nós iniciantes é dificil fazer sem o risco, sendo assim aconselho a usarmos a caneta mágica, aquela que desaparece após 24hrs. Você a encontra em papelarias e casas grandes de artesanato. pode ser que ela possua outros nomes mas podemos explicar ao balconista que é uma caneta para tecido que só serve para marcar o risco e que a tinta sai sozinha pós 24hrs.
Bom, como prometi, estou fazendo uma vasta pesquisa sobre este trabalho e tenho encontrado dicas e PAP's fascinantes. Estou não só traduzindo, mas tb tentando entender como se faz, não só para meu aprendizado, mas para que vocês que tanto se encantaram com ele possam fazê-lo. Escolhi este trabalho como o primeiro, pq acredito que apesar de ser lindo, é fácil até para quem como eu ainda não se aventurou com as fitas. Esta semana estou indo comprar o meu material e vou dar início ao primeiro trabalho. Quem fizer também, por favor não se esqueça de me mandar as fotos ou o link delas, adoro ver !
http://www.meumundocraft.com/search/label/Bordado
http://www.meumundocraft.com/search/label/Bordado?updated-max=2011-10-16T07:00:00-02:00&max-results=20
http://www.meumundocraft.com/search/label/Bordado?updated-max=2011-10-16T07:00:00-02:00&max-results=20
Tapetes arraiolo
1) O gráfico – o primeiro passo consiste em traçar o desenho e transformá-lo em gráficos semelhantes aos de ponto cruz. |
2) O contorno do desenho na tela – criado o desenho ele será copiado, do papel quadriculado, para a tela com as cores já pré-determinadas. |
3) O preenchimento de toda a superfície da tela - Depois de prontos todos os contornos dos motivos gráficos, as figuras serão todas preenchidas, até que se possa finalmente preencher os espaços de fundo. |
4) A revisão - O tapete completamente preenchido será escovado para que se possa perceber se há algum arremate com pontas à mostra, se houve engano no uso de alguma cor ou se há algum ponto que não fora preenchido. |
5) A franja – Já na parte de acabamento, será feita no tear uma franja de linhas trançadas, presas por uma auréola. |
6) A junção da franja ao tapete – Depois da franja pronta, ela será presa ao tapete usando-se as mesmas linhas e agulha utilizadas na confecção do tapete. |
7) A engomação – Acabados todos os processos acima relacionados, o tapete será pregado a uma tábua para que as margens tenham as mesmas medidas e que estas estejam retas, passamos uma solução à base de cola branca, usando um rolo de pintor. Depois o tapete será exposto ao sol até que ele esteja totalmente seco e pronto para o uso. |
O material necessário : - O projeto gráfico - Juta (tela própria para tapetes arraiolos) - Lã ( fio próprio para tapetes arraiolos) - Agulha e tesoura - Tear - Cola - Chapas de compensado |
OBS>: Recebi de uma amiga, sem a autoria, ela tb não a possúí, gostaríamos de saber, para dar os devidos creditos, que são pra lá de merecidos,
Obrigada
Bjus
http://www.meumundocraft.com/search/label/Bordado?updated-max=2011-10-16T07:00:00-02:00&max-results=20
Adivinha do que é feito ???
Acertou quem disse cotonetes !
Fantástico, e imagina se alterarmos as cores ? colocar gliter? Nossa! não consigo párar de pensar, risss.
Vamos lá:
Cortar as hastes ao meio
Espetar em bola de espuma ou isopor
Deixar com amesma distância entre elas
Passar as pontas das hastes em tinta diluida em água. Serve qualquer tipo de tinta solúvel em água. O algodão se ncarrega de fazer o degradê.
Estepe um arme encapado formando o caule,
Encontrei na Liveinternet.
http://www.meumundocraft.com/search/label/Craft
Que interessante,passei e fiquei maravilhada,parabéns.elianaoriguela.blogspot.com
ResponderExcluir